Perfil

O deputado estadual José Raimundo Fontes nasceu na fazenda São José, zona rural de Pojuca, na Bahia. Tem 66 anos, é filho dos trabalhadores rurais Maria Lídia Fontes e Antônio Fontes. Tem dois filhos do primeiro casamento e uma neta. Atualmente é casado com a professora universitária Avanete Pereira.

É graduado em Administração Educacional (Pedagogia), pela Faculdade de Educação da Bahia (FACEBA, 1976) e em História (UFBA, 1977). É Pó-Graduado Lato sensu em Conteúdos e Métodos de Estudos Sociais (UFBA, 1977) e em Documentação e Arquivos Históricos (USP/IEB, 1990). É Mestre em Ciências Sociais (UFBA, 1982) e Doutor em História Econômica (USP, 1996). Foi um dos fundadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde atuou como professor, pesquisador, dirigente acadêmico e militante sindical. Em seus trabalhos acadêmicos, dedicou-se à história do trabalho e dos movimentos sociais no Brasil e na Bahia.
  
Residiu em Salvador por muito tempo, para onde foi ainda adolescente em busca de oportunidades de estudo e trabalho, tendo sido comerciário e operário metalúrgico.

Conhecido popularmente como Zé Raimundo, começou sua militância política nos anos 1960 e integrou organizações que combateram a Ditadura.  Foi um dos dirigentes pioneiros do movimento sindical dos professores de Vitória da Conquista, fundador (PT) e da (CUT). Fez parte em diversas oportunidades da Executiva Municipal do PT, da direção da CUT Regional e da direção Estadual do PT. 
 
Foi candidato a vereador pelo PT em 1982 e a Vice-Prefeito em 1988 e 1992. Exerceu o cargo de assessor da Secretaria de Educação na primeira gestão do PT de Conquista, entre 1997 e 2000. Neste ano, elegeu-se vice-prefeito de Vitória da Conquista e, em abril de 2002, assumiu o cargo de Prefeito, sendo reeleito em 2004, concluindo a sua segunda gestão em 2008. Seu Governo foi marcado pela consolidação e ampliação dos programas sociais e por relevantes investimentos em obras de infraestrutura urbana. 
  
Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014. Na Assembleia, exerceu a Vice-liderança do Governo e atualmente é vice-líder do PT. Tem se destacado em todas às Comissões Técnicas das quais tem sido integrante. É membro das Comissões de  Constituição e Justiça (CCJ), Finanças, Orçamento,  Fiscalização e Controle; Comissão de Acompanhamento das Obras da Ferrovias Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul e da Defesa do Consumidor.  

No primeiro mandato recebeu o Troféu Imprensa – Destaque de 2011, concedido por jornalistas e radialistas que acompanham as atividades do legislativo estadual. Foi indicado como relator de mais de cem pareceres sobre projetos de lei, destacando-se os da privatização dos cartórios, das leis de organização das polícias civil e militar e isenção de taxa de vestibular para alunos carentes nas Universidades Estaduais da Bahia.  Foi autor da Lei que garante a livre escolha do segurado pela oficina para o conserto de veículos.

No exercício do mandato parlamentar, tem reivindicado, mediado e articulado ações, investimentos e obras, junto a órgãos e instituições estaduais e federais para atender às demandas dos municípios de Vitória da Conquista e região. Especial atenção tem sido dada à educação de nível superior, profissionalizante e ao ensino médio, à construção no novo aeroporto, ao abastecimento de água, à agricultura familiar e à Zona Rural, ao fortalecimento do SUS e à segurança pública. Do ponto de vista político, a atuação de Zé Raimundo tem contribuído para fortalecer as lideranças partidárias locais, as organizações sociais e as iniciativas que orientam e estimulam os diversos atores a participar dos programas governamentais de inclusão social.